Gastronomia

UMA VIAGEM À ITÁLIA

Hoje iremos passear em um país com uma diversidade muito grande na gastronomia, a velha e bonita Itália. E para abrir com chave de ouro nosso cantinho culinário aqui no blog, preparei uma receitinha muito simples, porém rica na cultura italiana. Estou falando da Bruschetta, que é um aperitivo sem hora para degustação.



Conhecendo um pouquinho mais do nosso prato, a Bruschetta é uma das refeições que mais representa a “cucina italiana”, pelas suas cores e pela simplicidade do prato que é uma característica bem marcante na Itália. Originalmente o pãozinho era feito pelos fazendeiros, que só douravam os pães no azeite juntamente com alho, ao passar dos anos ela foi se modificando, hoje é acrescentado tomates frescos e ervas como manjericão e salsinha e, alguns restaurantes costumam misturar linguiça artesanal, queijo, cogumelos, legumes e presento cru. Eu particularmente prefiro a Bruschetta tradicional, mas isso é opcional, gosto não se discute. 

Vamos lá aos ingredientes

Essa receita serve duas pessoas:

4 tomates italianos maduros    
dentes de alho
Manjericão a gosto
1 xicara de Azeite extra virgem 
Sal
Pimenta do reino
Pimenta Calabresa
Baguete – Normalmente se usa pão italiano, mas eu gosto com baguete de parmesão com orégano. Olha eu aqui acrescentando pão francês.
Orégano 


Modo de preparo

Iniciamos preparando os tomates, corte ele em quatro pedaços e retire as sementes, em seguida corte as partes em tirinhas, depois em quadradinhos pequenos. 

O alho nessa receita é muito importante, por isso é necessário corta-lo ao meio e retirar aquela parte que dá o gosto ardidinho, sabe? Como ele é consumido cru, retirar o meio é necessário, mas também é opcional. Após retirar, corte ele em cubinhos.



Em um recipiente junte os ingredientes cortados e acrescente o manjericão, o sal, as pimentas e acrescente também o azeite deixando marinar por 1h na geladeira. Isso pode variar do momento que for preparar até servir, não existe um tempo especifico, mas o mínimo é uma hora para pegar bem o gosto. 





    
        
        

O pão, eu estou usando a baguete, por ser mais gostosa e crocante, mas é opcional, o pão italiano é muito bom também, mas sinto que ele é um pouco mais duro, não me agrada muito para essa receita. Você deve corta-lo em duas partes, após fazer isso, corte um pedaço proporcional ao seu gosto e parte ele ao meio novamente, em seguida passe o azeite como se tivesse passando manteiga e acrescente alho em grãos (vende na feira), e orégano. Frite o pão em uma frigideira até ficar bem douradinho. 



Após o pão ficar pronto, acrescente os ingredientes que estão marinando ao azeite, por cima você pode jogar um pouquinho de queijo, nessa receita eu coloquei requeijão em pedaço, mas pode ser um queijo mais salgadinho como o gorgonzola, que eu também sou apaixonada. Enfim, convite o namorado, ou faça para o marido, chame uma amiga ou amigo e abra uma garrafa de vinho e aproveitem bem essa delicia italiana. Vale muito a pena experimentar, além de ser simples de fazer é sofisticado.


Espero que tenha gostado da receitinha.. 
Até semana que vem!!!!!!

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images